quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

E se eu não quiser ser TÃO cool, fresh e jovial?









Em primeiro lugar gostaria de pontuar o fato de que o Rio de Janeiro, ao meu ver é uma das cidades mais criativas em termos de referência fashion justamente pela simplicidade e despreocupação do vestir... Mas na minha, humilde opinião, quem não quiser se vestir assim pode né???? Ou não pode???



Existe escolha no Rio para quem não quer ser TÃO cool, fresh e Jovial? Quem não quiser usar Blusa branca e bermuda e um óculos RAYBAN? Sei lá quem quiser parecer meio velho ( E não falo desse efeito Instagram ) Bem, falo isso por experiência própria, de uns tempos pra cá fiquei meio de saco cheio do meu guarda roupa e

resolvi fazer algo diferente! Mas sempre que saio as pessoas me olham com cara de reprovação, ódio no coração ou vergonha alheia! Exemplo: Vejo um filme da década de 50 com Sophia Loren e saio inspiradíssima com uma saia de linho, camisa social, pulseiras, relógio e saltinho, me empolgo no baby liss me achando a DIVA para tomar chá na casa da minha amiga,chegando lá todos me olham assustadíssimos de bermuda e camisão como se eu fosse um ser de outro planeta!



Compro um vestido DIVA Brechó comprido ( Comprido???? ) Para passear no Parque Lage e já me olham com reprovação ( Afinal eu deveria estar de camisão Malha Flamê, bermuda jeans, um rayban e Nos pés; Havaianas ou o all star branco!

Uma amiga minha foi GONGADA no ex trabalho por usar um espartilho!



Ai gente, cadê a sedução no vestir?? Sem ser a sedução de um silicone bem colocado, de um pó bronzeador ou um bom bronzeado ou um cabelo descolorido nas pontas. Essas coisas são charmosas mas o vestuário sempre é visto de forma negativa, se você capricha na roupa TÁ QUERENDO APARECER, quando na verdade só quer estrear aquela peça única que acabou de chegar com cheirinho da lavanderia e da passadoria, que mal há nisso? E você que ficou horas no salão para conseguir esse efeito nas madeixas? O meu cabelo está de qualquer jeito mas e daí? É crime?



Sei lá, esquecemos de códigos de sedução que sempre foram e serão eternos; uma cruzada de pernas, um olhar, um sinal de cavalheirismo, um perfume forte, um batom vermelho, um salto alto, um delineador, um suspensório ou sei lá o que, simplificando coisas e deixando tudo muito cool e igual....




Se a pessoa é sarada o cabelo brilha, ok, mas se a roupa está bem passada e a pessoa cheira bem TÁ QUERENDO APARECER? As clinicas de estética e as academias faturam enquanto a moda, o vestuário fica essa coisa meio demonizada no Rio, como se fosse coisa pra gente que gosta de torrar dinheiro ou sei lá o que...gente q quer aparecer...enfim, desabafo aí galera!!!!!

5 comentários:

  1. gostei do post!

    queria ver ilustracoes reais das "cenas" narradas, seria divertido!

    agora, acho isso tudo uma questao cultural. como voce citou, em nossa cidade, o rio de janeiro, a raiz do tal lifestyle carioca eh muito forte. entao, qq fuga desse modelo que voce tanto exemplificou foge ao natural daquele que seria o "made in rio".

    e, nao ajuda muito, tambem, termos a preocupacao com o progresso. ou, melhor dizendo, com a nocao de progresso que ainda temos - o novo, apenas, e, tambem, o que vem de fora.

    ResponderExcluir
  2. Sim, concordo mesmo Thierry mas acho que sempre dá pra se divertir mais no vestuário! E quem se empolga sempre é apontado ou criticado pelo "meio social".
    Mas que bom q curtiu o post ;)

    ResponderExcluir
  3. Tenho tentado entrar em contato e não obtenho sucesso. Gostaria de saber qual a fonte de pesquisa para o texto de Alceu Penna.
    Aguardo resposta.
    Att,
    Safre

    ResponderExcluir
  4. http://neopopiracema.blogspot.com/2007/12/alceu-penna.html

    ResponderExcluir
  5. Olá querida, desculpe não ter respondido, vc pode entrar em contato comigo por esse e-mail joanitabarros@gmail.com
    A fonte para o texto do alceu foi wikipédia mesmo!

    ResponderExcluir