domingo, 22 de novembro de 2015

Sobre Musas e Cinema



Uma das coisas que mais me encantam na sétima arte é poder acompanhar o olhar plástico do diretor e ser influenciada por sua estética. Tenho observado o trabalho de alguns diretores, como Karim Ainouz, Abellatif Kechiche, Tony Gatlif e até mesmo Woody Allen. A naturalidade e crudeza com que representam personagens femininos por exemplo, é algo que me chama atenção. Adéle Exarchopoulos está simplesmente maravilhosa no filme "Azul é a cor mais quente.". Ela se entrega totalmente ao personagem, não usa maquiagem, segue completamente seus instintos, goza, enfim." O que há de mais sexy em uma mulher do que ser natural, fazer coisas naturais e sentir prazer? Vivemos em um mundo em que padrões de beleza são pré-estabelecidos. No Brasil, a situação é ainda mais sufocante. Uma ditadura do corpo, da beleza e do comportamento. Cantoras famosas como Cláudia Leite aconselham a mulheres e meninas a jamais se despentearem diante de seus maridos. ( Oi?) Gabriela Pugliesi ( Musa Fitness das redes sociais) aconselha as meninas mais jovens a se auto-punirem caso saiam da dieta. Em um país que exporta as mais belas modelos todos querem ser Gisele Bundchen.


     É uma pena, pois cada um tem seu charme e sua força. De que vale um mundo com pessoas iguais, sem diversidade?
      As musas dos filmes analisados tem sempre algo em comum: A força. São quase sempre protagonistas que pensam, sentem, fazem besteira, enfim, humanas. A empatia do personagem é transmitida ao público, o que raramente ocorre nas produções Hollywoodianas, na qual a mulher é vista como um coadjuvante que não parece ter uma alma revelada ao público.
      Em "O Segredo do Grão", também de Abellatif Kechiche, a dança final de Belly com alto teor de sensualidade, mesmo em um corpo não considerado encaixado nos conceitos de magreza atuais.

   
A própria Ásia Argento, musa do cinema underground, em Transylvânia. A dança, o sexo, a libertação são sempre elementos presentes nos filmes, associados a personagens femininos fortes. Aí eu me questiono, para quer querer ser Gisele quando você pode ser tantas mulheres interessantes, ou ainda melhor, pode ser você?












Nenhum comentário:

Postar um comentário