Boa Noite a todos, esse é meu primeiro post, como não tenho ainda muitas palavras vou começar citando um trecho do livro "Observatório de Sinais" do sociólogo Dario Caldas.
Falando da questão da identidade brasileira ele define suas considerações:
..."No Campo da moda, alguns profissionais tomaram o território como medida, afirmando que o "autenticamente nacional" era tudo aquilo que se fazia dentro das fronteiras do Brasil. O argumento era mais ou menos o seguinte: "Sou Brasileiro, faço moda no Brasil, portanto o que crio também é. "Não deixa de ser uma meia verdade mas isso não resolve a questão da identidade,nem explica por que os hambúrgeres, embora tenham sido incorporados a dieta nacional, continuem a ser reconhecidos como criação cultural norte americana, mesmo se produzidos por indústrias brasileiras. Também não explica como os estilistas japoneses, mesmo fazendo moda na França, tenham conseguido transmitir uma identidade cultural tão forte, ponto de a história da moda ter incoporado expressões como o "japonismo dos anos 80"...
Como pude analisar, o conceito de identidade é sim, muito importante para um designer, pois toda criação parte de um entorno, de uma bagagem cultural e quando pronta a criação se torna produto que segue para um corpo que em contrapartida também possui crenças, referências e tradições.
Segundo o Sociólogo
..." Há,no entanto, uma e espécie de incompreensão metodológica, tanto sobre o que tomar como referência quanto sobre como fazê-lo, que resulta ora em opacidade em relação a cultura, ora em nacionalismo anacrônico"...
Bem, esse é um fato que podemos concordar; na dificuldade do setor de moda\cosméticos em transmitir uma cultura brasileira sem cair nos clichés.
Ampliando o leque de linguagens podemos citar aguns artistas plásticos como Adriana Varejão que sabe falar do Brasil sem maneirismos e estereótipos, saindo do lugar comum e propondo uma plástica que transcende o conceito folclórico ou global, sua estética é do aqui e do agora mesmo remetendo a tempos coloniais.
Como não citar também Jarbas Lopes e sua bicicleta de palha e o trabalho de Maria Nepomucemo:
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário